terça-feira, 21 de outubro de 2008

Despertar de consciencia

O novo orquidófilo

Lembro de mim há alguns anos atrás, quando tardiamente resolvi enveredar pelo cultivo de orquídeas, já detentor de mais de 60 anos.
Vez em quando paro para refletir e mais que nunca percebo que quando uma porta se fecha, várias outras são abertas; isso porque no dia a dia temos percalços com a natureza humana que nos rodeia, pela ambição demonstrada, pela simples vontade de querer ser sempre melhor, pelos instrumentos que usa para obter sua finalidade, quase sempre abusivas, incorretas e destrutivas.
Ser cultivador de orquídeas é sempre estar em um ponto mais alto pois o contato com a natureza nos faz sentir a fôrça do êxtase, a presença do divino, do maravilhoso e do mais perfeito.
Não devemos portanto nos deixar levar pela forma que o sistema do mundo moderno, altamente competitivo, quer comandar nossas vidas.
Busquemos a preservação e não a destruição – lembremo-nos de que ser cultivador de orquídeas é antes de mais nada fazer com elas sempre estejam presentes na natureza, protegidas, preservadas e não em nossos orquidários ou quintais.
Existem firmas comerciais que produzem em laboratório as mais variadas espécies de orquídeas, que podem ser adquiridas pelas pessoas interessadas, sem que necessariamente seja cometida uma agressão ao meio ambiente.
Busquemos todos a união para a preservação das espécies a fim de que as gerações futuras não necessitem visitar laboratórios científicos ou observar através gravuras em livros o que um dia se chamou planta, o que um dia se chamou natureza.

Um comentário:

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Se eu pudesse voltar no tempo, teria cultivado orquídeas na minha juventude. Naquela época já estava voltada para a defesa do meio ambiente, da preservação, perdi as contas de quantas árvores plantei. Hoje minha vida não seria a mesma sem orquídeas. E se todo mundo tivesse essa consciência de comprar somente em orquidários comerciais, os ladrões de orquídeas não venderiam sua mercadoria. Parabéns pelo blog e conte comigo nesta luta! Vera Coelho - Fortaleza-Ce.